Animação

Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma* de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada, quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.

* Denomina-se fotograma a cada uma das imagens impressas quimicamente na fita de celulóide do cinematógrafo. Projectadas a uma frequência de 24 por segundo, produzem a ilusão de movimento. Isto se deve à incapacidade do cérebro de processar as imagens enviadas pelo nervo óptico como fotografias separadas, quando dispostas sequencialmente a esta velocidade. Esta persistência na visão faz com que o cérebro ligue as imagens seguidas, dando a sensação de movimento natural.

Baseado em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotograma



Software de edição de animação:

LbS Animator 1.0



Muitas pessoas não sabem, mas as longas-metragens animadas como "A Fuga das Galinhas", "A Noiva Cadáver", e "Wallace e Gromit - A Batalha dos Vegetais" não são filmes feitos por Computação Gráfica. São filmes feitos com bonecos de massa modelar, onde os quadros são fotografados individualmente para depois serem exibidos em sequência, criando a ilusão de que estão em movimento.Estes são os stop motion, a animação que faz a magia do movimento tornar-se real na tela a partir de imagens
paradas Este programa permite criar os seus próprios filmes de animação em stop motion. Basta possuir algum serviço de captura de imagens instalado no seu computador (como uma webcam ou uma placa de captura ligada a uma câmara), posicioná-la com os seus bonecos, abrir este programa e começar a capturar os quadros.
Este software é freeware.

Baseado em: (faça o download já)
http://baixaki.ig.com.br/download/LbS-Animator.htm


Adobe After Effects 7.0


O After Effects proporciona a velocidade, a precisão e as ferramentas avançadas de que precisa para produzir animação gráfica com recursos visuais de forma a enfrentar os desafios de produção e oferecer resultados de qualidade. Este programa estabelece novos padrões em termos de animação gráfica e efeitos visuais para filme, vídeo, DVD e Web. Oferecendo integração inigualável com os softwares Adobe Premiere Pro, Adobe Encore DVD, Adobe Audition, Photoshop CS e Illustrator CS. O After Effects está disponível em duas versões: o After Effects Standard oferece as ferramentas básicas de composição 2D e 3D, animação e efeitos visuais. O After Effects Professional inclui todos os recursos do After Effects Standard e acrescenta controle de movimento e estabilização, ferramentas avançadas de ajuste e distorção, mais de 30 efeitos visuais adicionais, um sistema de partículas, script, renderização em rede, cor de 16 bits por canal, efeitos de áudio adicionais e muito mais.
Este software é shareware.

Baseado em: (faça o download já)
http://baixaki.ig.com.br/download/Adobe-After-Effects.htm



Software de reprodução de animação:

Macromedia Flash Professional 8


Com este programa é muito mais fácil criar e reproduzir animações interactivas. Pode criar desde simples botões até jogos mais complexos sem ter muito trabalho. O formato flash é praticamente omnipresente, as versões mais novas da grande maioria dos navegadores traz o plugin* necessário para visualizar as animações geradas pelo flash.
Este software é shareware.

*Um plugin ou plug-in é um programa de computador que serve para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica.

Baseado em: (faça o download já)
http://baixaki.ig.com.br/download/Macromedia-Flash.htm

0 comentários: